quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ice Care - assista ao aquecimento global em tempo-real

Este é um projecto que me parece bastante interessante, tive conhecimento dele por sugestão do EL um dos leitores deste blog. O Ice Care é um projecto que não tem a bicicleta como principal tema mas sim como parte integrante no projecto que visa chamar a atenção para os efeitos e consequências das alterações climáticas.
Assim José Maria Abecasis e José Diogo Tavares vão iniciar este projecto no glaciar de Aletsch/Jungfrau, para atingirem a região de Jungfrau vão fazer uma viagem de bicicleta de cerca de 700 km a uma média de 120 km/dia.

O desafio da equipa ICE CARE é escalar 5 glaciares no mundo (na Suiça, Tanzânia, Peru, Dinamarca e Nepal) entre 2009 e 2012, como forma de dar visibilidade ao aquecimento global.

O objectivo é realizar uma campanha de sensibilização em larga escala, mostrando que o problema já está a acontecer em alguns pontos nevrálgicos do planeta, com consequências sérias para as populações locais.

Estes 5 glaciares foram escolhidos com base num documento emitido recentemente pela UNESCO, onde se destacam os locais do mundo, patrimonio da humanidade, que estão a ser seriamente afectados pelo aquecimento global.

A equipa de escaladores será acompanhada por uma 2ª equipa de investigação, constituida por engenheiros do ambiente e antropólogos, que cumprirá a função de retratar o problema humano relacionado com o aquecimento global, factor esse raramente tido em consideração.


Ver mais informação na página ICE CARE ou no Blog

Sem comentários:

Enviar um comentário