segunda-feira, 27 de abril de 2009

De Belém até ao Parque das Nações e volta

Dia 25 de Abril de 2009

Percurso 32,4 Km

Neste sábado decidimos ir até ao Parque das Nações e voltar a Belém.
Ás 08:30 da manhã lá estava eu no ponto de encontro combinado,o café Tudo Bom. Estava a tomar café e ainda não havia sinal do Rucha e do Alexandre, quando olhei para o fundo e vejo o Rucha a montar duas bicicletas no tejadilho do carro, fiquei a pensar que seria a bicicleta dele e a do Alexandre, mas qual é o meu espanto quando chego perto do carro e vejo que afinal não era o Alexandre, mas sim o Ricardo (filho do Rucha com apenas 10 anos), ia acompanhar-nos neste passeio de Sábado de 32,4 Km.
Saímos então em direcção a Belém para darmos inicio ao passeio e um pouco depois aproveitámos para parar numa bomba de gasolina para encher um pouco os pneus.

De Experiências de Bicicleta
Ricardo e Rucha a verem a pressão dos pneus


Até ao Terreiro do Paço nada de novo a assinalar, pois o percurso foi o mesmo que fizemos no primeiro post que aqui coloquei. A não ser que paramos perto da Esplanada dos "Meninos do Rio" para uma foto e que voltámos a comprovar que o bar/discoteca "Bar do Rio" fecha mesmo já a meio da manhã.

De Experiências de Bicicleta
Passagem pela esplanada dos Meninos do Rio


É já no Terreiro do Paço que fazemos a primeira paragem digna desse nome, desta vez não para visitar o Cais das Colunas mas para contemplarmos os 45 "jardins-portáteis" de oliveiras concebidos pelo artista plástico Leonel Moura, os "jardins" são uma espécie de "ilha" constituída por um banco, com rodas, e uma oliveira.

De Experiências de Bicicleta
Jardins portáteis de Oliveiras no Terreiro do Paço


Jardins vistos e as devidas fotos tiradas e seguimos o nosso percurso em direcção ao Parque das Nações. O tempo estava mais uma vez óptimo para andar de bicicleta, o céu nublado, uma temperatura amena e não caia uma gota de água do céu.
Junto á Gare Marítima do Terreiro do Paço falamos de um percurso que andamos a estudar (Belém - Tróia), em que temos de apanhar o barco para o Montijo naquela gare.
Sempre a circular por cima da calçada portuguesa lá continuamos, perto da discoteca Lux o primeiro incidente uma pequena queda dada pelo Ricardo, mas que em nada o afectou, aliás eu devo salientar aqui a resistência do Ricardo, nunca pensei que conseguisse concluir o passeio, mas portou-se maravilhosamente bem (que isto sirva de incentivo para aqueles que quando se fala em fazer cerca de 30 Kms de Bicicleta, acham que é uma loucura).
Passamos ao lado do Lux e começamos a circular numa estrada portuária (Rua da Cintura do Porto de Lisboa) que não tem trânsito absolutamente nenhum e é paralela a Av. Infante Dom Henrique, esta sim com bastante trânsito.

De Experiências de Bicicleta
Rua da Cintura do Porto de Lisboa



São talvez uns 4 ou 5 Km de estrada onde só se vêm bicicletas a circular e vai acabar já no inicio do Parque das Nações, mas tinhamos talvez percorrido 200 ou 300 metros nessa estrada e mais um incidente, a corrente do Alexandre acabara de saltar, já com a corrente no seu devido lugar e mais uns metros percorridos começa a chover com alguma intensidade ao que decidimos procurar abrigo e esperar que a nuvem carregada de água fosse levada pelo pouco vento que se fazia sentir, o que aconteceu em poucos minutos.

De Experiências de Bicicleta
Paragem repor no lugar a corrente da bicicleta do Alexandre


Montamos nas bicicletas e seguimos o nosso percurso, ao estarmos a circular numa rotunda já muito perto do Parque das Nações o Alexandre protagoniza uma aparatosa queda devido ao piso estar molhado e existir bastante óleo na estrada (fica aqui o aviso, com o piso molhado ter muito cuidado a curvar naquela estrada) dos camiões que circulam naquela estrada. Quando o Alexandre se levanta a roupa dele que era azul escura, estava completamente preta do óleo da estrada, e ficamos um pouco parados para o Alexandre recuperar folgo, pois o volante da bicicleta bateu-lhe mesmo nas costelas causando-lhe algumas dores.
Alexandre recuperado e seguimos caminho, entramos na zona do parque das Nações e decidimos parar logo nos primeiros cafés para comermos qualquer coisa e beber café.

De Experiências de Bicicleta


De Experiências de Bicicleta


De Experiências de Bicicleta
Vistas à chegada ao Parque das Nações


Eu aproveito para fazer algumas fotos e como tinha que estar ás 15:00h no Coliseu dos Recreios para fotografar uma orquestra Venezuelana, decidimos iniciar a volta, que foi feita sem incidentes.

De Experiências de Bicicleta
Parque das Nações


De Experiências de Bicicleta
Depois do cafézinho tomado


Quando atingimos os 30 Kms percorridos fizemos uma festa por serem os primeiros 30 Kms de bicicleta do Ricardo, grande Ricardo.

De Experiências de Bicicleta
A chegada do Ricardo e do Rucha a Belém

2 comentários:

  1. Gostei muito. Aconselho a todos os miúdos de Lisboa e arredores que façam este passeio. Espero repetir.

    ResponderEliminar
  2. Buen suerte con las bicicletas y que duren muchos Km. Un saludo.

    ResponderEliminar