segunda-feira, 20 de abril de 2009

De Belém a Carcavelos e volta

Percurso: 30,4 Km

Tinha estado no Sábado a consultar o site de meteorologia para ver as condições meteorológicas para Domingo e as indicações eram de céu pouco nublado. Quando acordei no domingo (não tão cedo como desejava, porque tinha estado na noite anterior numa festa de anos e acabei por me deitar um pouco mais tarde do que tinha previsto) estava sol, levantei-me rapidamente, organizei as coisas e sai de casa em direcção a Belém para dar início a uma manhã de domingo a pedalar. Este trajecto não foi feito por mim pela primeira vez, mas como gosto bastante de o fazer quero partilha-lo aqui convosco.

Bicicleta_Belem
Torre de Belém

De Belém a Algés a estrada é em empedrado, o que dificulta um pouco a condução, já em Algés entro numa estrada de alcatrão bastante boa e muito recente, parte dela ainda está fechada ao trânsito e ao que aparenta também não vai ser aberta nos próximos tempos, pois acaba numa zona de terra batida e onde existem alguns abrigos de pescadores locais. Sigo por um caminho de terra batida até alcançar a ponte do comboio que atravessa o rio Jamor e vai dar a estação de comboio da Cruz Quebrada - Dafundo.

Estrada fechada ao trânsito em Algés

Zona de terra batida onde existem alguns abrigos de pescadores locais

O trajecto para o lado de Carcavelos é um pouco diferente do trajecto que efectuamos para o lado do Cais do Sodré, para o lado de Carcavelos o tipo de piso do percurso é mais variado: empedrado, alcatrão, terra batida e grande parte do percurso feito pelo passeio. Uns metros depois de ter passado a Estação do Comboio surge uma espécie de passeio marítimo talvez com cerca de 2 Km em betão e mesmo colado ás águas do rio Tejo de um lado e á linha do comboio do outro.

Bicicleta_passeio_monaco

Bicicleta_passeio_monaco_01
Passeio Marítimo junto ao Tejo no Dafundo

Passado este "passeio marítimo" começa então a parte do percurso em passeio que logo no seu inicio tem uma zona de cerca de 10 metros, que para quem não tenha muita experiência a andar de bicicleta seja preferível fazê-lo com a bicicleta a mão, o passeio nesses 10 metros não deve de ter mais 70 a 80 cm de largura e de um lado tem um muro não muito alto e do outro está logo a marginal, com os carros a aparecerem de frente, pode bastar uma pequena distracção para o passeio acabar mal.
O sol começava a aparecer e o vento que se apresentava de frente não era muito forte, estavam reunidas as condições para uma manhã agradável a pedalar. Já tinha passado o Forte de Caxias, o clube naval de Paço de Arcos e é aqui, em Paço de Arcos que o passeio marítimo de Oeiras começa. Este troço foi inaugurado recentemente e estava com bastante movimento, muita gente a andar, outros a correr e outros a andar de patins. As bicicletas estão proibidas de circular dentro de certas horas, mas existe boa sinalização na entrada do passeio marítimo. Segui então o meu percurso pelo passeio e a próxima paragem que fiz foi já na praia de Oeiras para tirar uma fotografia, era impressionante a quantidade de pessoas que estavam a aproveitar o domingo de manhã, com um belo tempo para percorrerem o passeio marítimo de Oeiras que tem o seu fim perto de Carcavelos e onde começa o passeio marítimo do concelho de cascais.

Bicicleta_praia_oeiras
Passeio Marítimo de Oeiras, junto à praia de Oeiras

Mais umas pedaladas e estava a aproximar-se a Marina de Oeiras, local que optei por não fazer uma paragem, pois tinha combinado um café com a minha família quando estivesse de regresso. Parei logo a seguir num miradouro de onde se vê a praia da Torre para contemplar a vista e segui em direcção a Carcavelos.

Bicicleta_praia_torre
Vista da praia da Torre

O forte de São Julião da Barra já tinha ficado para trás e a praia de Carcavelos começava a aparecer, onde se via uma quantidade enorme de surfistas. Resolvi então ir mesmo até ao final da praia e então ai começar o meu regresso. A meio da praia é que me apercebi que estava a haver um campeonato de surf. Depois o regresso foi feito pelo mesmo caminho apenas com a paragem na Marina de Oeiras.

Bicicleta_marina_oeiras
A minha bike na Marina de Oeiras

Bicicleta_marina_oeiras_01
Marina de Oeiras

2 comentários:

  1. Mais uma sugestão agradável para um bom passeio de fim-de-semana. Com as dicas certas sobre o percurso que muito ajudam quem é novo nestas andanças de pedalar.

    ResponderEliminar
  2. Boas... O artigo está mesmo muito interessante... É realmente uma manha de domingo bem passada... Já agora, alguem me sabe dizer quais é que são essas ditas horas em que é proibido ir pedalar para o Passeio Maritimo de Alges... E julgo que nao são so horas, mas que isso também depende mesmo do dia da semana, e até da altura do ano... Muito Obrigado e Abraços!

    ResponderEliminar