segunda-feira, 3 de agosto de 2009
quinta-feira, 30 de julho de 2009
terça-feira, 21 de julho de 2009
terça-feira, 14 de julho de 2009
domingo, 12 de julho de 2009
London to Beijing by Bicycle 2006
quarta-feira, 8 de julho de 2009
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Viagem de bicicleta em volta do Lago Victoria
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Ice Care - assista ao aquecimento global em tempo-real
Assim José Maria Abecasis e José Diogo Tavares vão iniciar este projecto no glaciar de Aletsch/Jungfrau, para atingirem a região de Jungfrau vão fazer uma viagem de bicicleta de cerca de 700 km a uma média de 120 km/dia.
O desafio da equipa ICE CARE é escalar 5 glaciares no mundo (na Suiça, Tanzânia, Peru, Dinamarca e Nepal) entre 2009 e 2012, como forma de dar visibilidade ao aquecimento global.
O objectivo é realizar uma campanha de sensibilização em larga escala, mostrando que o problema já está a acontecer em alguns pontos nevrálgicos do planeta, com consequências sérias para as populações locais.
Estes 5 glaciares foram escolhidos com base num documento emitido recentemente pela UNESCO, onde se destacam os locais do mundo, patrimonio da humanidade, que estão a ser seriamente afectados pelo aquecimento global.
A equipa de escaladores será acompanhada por uma 2ª equipa de investigação, constituida por engenheiros do ambiente e antropólogos, que cumprirá a função de retratar o problema humano relacionado com o aquecimento global, factor esse raramente tido em consideração.Ver mais informação na página ICE CARE ou no Blog
terça-feira, 30 de junho de 2009
EUROBIKE 2009 - Maior feira europeia de bicicletas
Este ano, a organização espera mais de 30 mil visitantes profissionais e 1.200 jornalistas vindos de todo o mundo. A organização acredita que este ano se atingirá um número recorde quer de participantes, como de expositores, por isso a palavra crise está longe do mundo das bikes.
A feira ocorre na Alemanha em Friedrichshafen durante os dias 2 a 5 de Setembro.
Para mais novidades vá a www.eurobike-show.com
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Festival Bike Portugal 2009
Passeio de BTT ElCorte Inglés – BIKE Magazine 09 - CANCELADO
sábado, 27 de junho de 2009
Passeio de BTT ElCorte Inglés – BIKE Magazine 09
Inscrições no El Corte Inglés de Lisboa na Loja de Desporto de 11 Maio a 12 Junho. Entrega de dorsais de 15 Junho a 27 Junho (no mesmo local.)
Concentração dos Participantes não inscritos 7.30h
Partida a partir das 8.30h Torre de Belém
Trajectos:
Percurso do Nível 1, com 22km:
Partida e Chegada: Torre de Belém
Cais da Princesa (Belém - Partida) / Av. De Brasília / Doca de Alcântara / Viaduto de Alcântara / R. de Cascais / R. Prior do Crato / R. do Sacramento à Alcântara / Calçada da Pampulha / R. Pres. Arriaga / R. das Janelas Verdes / Calçada Ribeiro Santos / Lg. Vitorino Damásio / Av. D. Carlos I / R. Correia Garção (1º Reagrupamento – Assembl. República) / R. de São Bento / R. Nova da Piedade / Travessa de S. José / Trav. Da Palmeira / R. da Palmeira / Pç. Do Príncipe Real (2º Reagrupamento) / R. D. Pedro V / R. S. Pedro de Alcântara / R. das Taipas / R. da Conceição da Glória / Av. Da Liberdade (Restauradores) / Pç. D. Pedro IV (Rossio) / R. dos Sapateiros (3º Reagrupamento) / R. da Conceição (via sentido BUS) / R. de Augusta Rosa (Sé de Lisboa) / R. do Limoeiro / R. do Chão de Feria / Castelo de S. Jorge (Reabastecimento) / Lg. Dos Lóios / R. de Santiago / R. de S. Tomé / R. das Escolas Gerais / Calçada de S. Vicente / Arco Grande de Cima / Calçada do Cascão (Panteão Nacional – 4º Reagrupamento) / R. dos Remédios / R. Terreiro do Trigo / R. dos Cais de Santarém / Campo das Cebolas / R. da Alfândega / R. do Arsenal / R. Bernardino Costa / Pç. Do Duque da Terceira (Cais do Sodré) / Av. De Brasília / Cais da Princesa (Belém – Chegada).
Percurso do Nível 2, com 30km:
Partida e Chegada: Torre de Belém (diferente ao do Nível 1, após o Castelo de S. Jorge)
Cais da Princesa (Belém - Partida) / Av. De Brasília / Doca de Alcântara / Viaduto de Alcântara / R. de Cascais / R. Prior do Crato / R. do Sacramento à Alcântara / Calçada da Pampulha / R. Pres. Arriaga / R. das Janelas Verdes / Calçada Ribeiro Santos / Lg. Vitorino Damásio / Av. D. Carlos I / R. Correia Garção (1º Reagrupamento – Assembl. República) / R. de São Bento / R. Nova da Piedade / Travessa de S. José / Trav. Da Palmeira / R. da Palmeira / Pç. Do Príncipe Real (2º Reagrupamento) / R. D. Pedro V / R. S. Pedro de Alcântara / R. das Taipas / R. da Conceição da Glória / Av. Da Liberdade (Restauradores) / Pç. D. Pedro IV (Rossio) / R. dos Sapateiros (3º Reagrupamento) / R. da Conceição (via sentido BUS) / R. de Augusta Rosa (Sé de Lisboa) / R. do Limoeiro / R. do Chão de Feria / Castelo de S. Jorge (1º Reabastecimento) / Lg. Dos Lóios / R. de Santiago / R. de S. Tomé (pendente pela autorização de saída do Castelo de São Jorge pelo portão das traseiras, que dá directamente para a Calçada de Santo André) / Calçada de Sto. André / R. do Terreirinho / Trav. Do Jordão / R. de São Lázaro / Largo do Mastro / Alameda Sto. António dos Capuchos / R. Luciano Cordeiro / Lg. Das Palmeiras / R. de São Sebastião da Pedreira / R. Viriato / R. Latino Coelgo / R. Dr. António Cândido / R. Carlos Testa / Av. António Augusto de Aguiar / Av. Sidónio Pais (4º Reagrupamento – El Corte Inglês) / Alameda Cardeal Cerejeira / Av. Miguel Torga / R. de Campolide / Av. General Correia Barreto (5º Reagrupamento) / Pq. Florestal de Monsanto até Estr. Da Serafina / Estr. Da Serafina / Estr. Da Bela Vista / Av. Tem. Martins / Rotunda por cima da Auto-Estrada da Costa do Estoril (2º Reabastecimento – rotunda em Monsanto) / Estr. Do Penedo / Pq. Florestal de Monsanto até Av. Universidade Técnica (Inst. Sup. Ciências Sociais e Políticas e Fac. Medic. Veterinária) / R. Ildefonso Borges (6º Reagrupamento) / R. Prof. Cidade dos Santos / Travessa do Amador / R. da Torre / Largo da Ajuda (Palácio Nac. Da Ajuda) / R. de D. Vasco / R. da Bica do Marquês / Calçada da Ajuda / Trav. De Paulo Martins / Calçada do Galvão / Jardim do Ultramar / Praça do Império / R. Bartolomeu Dias / R. de Pedrouços / Trav. Das Piteiras / Av. Da índia / Viaduto Norte / Av. De Brasília / Cais da Princesa (Belém – Chegada).
Mais informações aqui.
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Alleycat Race em Lisboa - domingo 28 de Junho
terça-feira, 23 de junho de 2009
segunda-feira, 22 de junho de 2009
10 Grandes Roteiros de Bicicleta na Europa
Cada um deles foi indicado por um especialista.
Os dez eleitos: Lago de Annecy, na França; rota dos castelos entre Newcastle, na Inglaterra, e Edimburgo, na Escócia; caminhos ao longo do Danúbio; Frederiksberg a Copenhague, na Dinamarca; Klausenpass, na Suíça; de Bath às Mendips, na Inglaterra; as Portas do Sol, na divisa da França com a Suíça; de Hackney a Kensington, em Londres (a única urbana da lista); Greensand Hills, em Dorking, na Inglaterra; e para terminar de maneira apropriada, Finale - Ligúria na Itália.
Aqui fica link para o artigo no Guardian.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
terça-feira, 16 de junho de 2009
Solidream - Volta ao Mundo em 2010
O blog SolidreamCycles
Em Francês:
Em Espanhol:
domingo, 14 de junho de 2009
Mexa-se mais na Marginal
No próximo domingo, dia 14 de Junho, a Câmara Municipal de Oeiras realiza o tradicional “Mexa-se na Marginal”, ao longo dos 10 quilómetros que ligam Algés à Praia da Torre, em Oeiras, entre as 10H00 e as 13H00.
Animação não vai faltar proporcionada por inúmeras actividades que visam a promoção da actividade física e da adopção de estilos de vida saudáveis.
Para garantir a segurança e a fluidez ao longo de toda a Marginal haverá vias dedicadas a ciclistas, com trânsito definido em ambos os sentidos, além de um aumento significativo dos recursos humanos envolvidos na iniciativa, que permitirão um acompanhamento mais personalizado aos participantes.
Esta iniciativa garante uma oferta desportiva generalizada para todas as idades, que abrange passeios a pé, de bicicleta e de patins, aulas de fitness e relaxamento, massagens, experimentação e demonstração de modalidades, animações musicais e circenses, insufláveis, avaliação de alguns parâmetros de saúde, oferta de brindes e experimentação de produtos, entre outros.
Esta é, portanto, uma excelente oportunidade para iniciar ou consolidar a prática desportiva e iniciar a época balnear de forma saudável e enérgica.
sábado, 13 de junho de 2009
De Carnaxide até perto do Oeiras Park
Percurso 13,8 Km
Hoje este percurso foi feito sozinho, tinha combinado passar o dia em casa de uns amigos que moram perto do Oeiras Park. Sai de casa por volta das 09:00 horas em direcção a Linda-a-Velha e talvez por ser Sábado, ainda relativamente cedo e com muita gente que aproveitou os feriados para fazerem umas mini-férias, não havia quase transito nenhum. Atravessei Linda-a-Velha, fiz a descida em direcção ao Estádio Nacional que também curiosamente não tinha quase ninguém, para um Sábado de manhã com um sol radiante também não é normal, passei as piscinas do estádio em direcção ao túnel que dá acesso ao passeio marítimo que vai da Cruz Quebrada até à curva do Mónaco já na marginal, depois foi entrar no passeio e seguir em direcção a Oeiras e foi mal entrei no passeio que comecei a percorrer as praias até Oeiras e que percebi onde se encontravam os que não tinham aproveitado as mini-férias. As praias estavam como eu ainda não as tinha visto este ano cheias de gente. Chegado à praia de Oeiras entrei no túnel que passa por baixo da marginal e vai dar ao McDonalds de Oeiras e segui em direcção ao centro da vila de Oeiras. Chegado ao centro da Vila de Oeiras rumei até ao meu destino perto do Oeiras Park sempre junto ao muro que marca o limite da Quinta do Marquês, onde está a Estação Agronómica de Oeiras e onde é produzido o conhecido vinho de Carcavelos (A fama dos vinhos de Carcavelos perde-se no tempo. O Marquês de Pombal, que os produzia na sua Quinta de Oeiras apreciava-os de tal maneira que D. José I presenteou com eles a corte de Pequim em 1752).Chegado ao meu destino o resto do dia foi passado à beira duma piscina.
sexta-feira, 12 de junho de 2009
terça-feira, 9 de junho de 2009
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Around the world by bicycle
A webpage da Sonya Jane Spry (Son) Australiana e do Aaldrik Harm Mulder (Ali) Holandês que neste momento estão na Costa Rica.
A webpage do Nicolai Bangsgaard um Dinamarquês.
A webpage da Nadine Pusckasch e do Martin Lunz.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
De Bariloche até a Terra do Fogo
Subi, subi, subi.....e atingi o topo da chamada Serra de Carnaxide
Percurso 12,4 Km
Hoje decidi ir fazer um passeio que já à algum tempo o andava a quer fazer. Uma ida à "Serra de Carnaxide", sitio que quando era miúdo muito por lá brinquei. Mas tive uma desagradável surpresa.
Parti então em direcção ao topo da "Serra de Carnaxide", passei pelo hospital de Santa Cruz sempre a subir em direcção à estrada que vai para a Amadora e passa pelo hipermercado Continente. Chegado ao hipermercado Continente segui em frente em direcção ao cemitério da Amadora e ai novamente a subir até ao topo, optei por este caminho por ser o mais fácil, mas a desagradável surpresa chegou mal passei o cemitério da Amadora, toda a zona até ao topo da "Serra" e no topo está em obras com os arruamentos a serem feitos. Já sabia que aquela zona estava a ser urbanizada, mas não tinha ideia que o topo também estivesse, isto do lado da Amadora, porque a "Serra" do lado de Carnaxide é considerada zona protegida.
A vista do topo da "Serra" é maravilhosa, para o lado de Carnaxide consegue-se ver o rio Tejo, a zona do Estádio Nacional e a outra margem do rio.
Aqui deixo as fotos.
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Construção da Ciclovia da Torre de Belém até ao Cais do Sodré
Percurso 14,6 Km
Hoje tive a oportunidade de ir fazer o passeio entre a Torre de Belém e o Cais do Sodré, como tinha prometido ontem, desta vez levei a máquina fotográfica e registei o andamento das obras da futura ciclovia entre a Torre de Belém e o Cais do Sodré.
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
quarta-feira, 3 de junho de 2009
A Viagem de Bicicleta Via do Nau entre Salzburgo e Sófia
Ficam aqui então os link's para poderem acompanhar esta viagem:
Blog da Viagem
e as crónicas diárias da viagem no jornal i
Passeio de Bicicleta Belem, Cais do Sodré, Caxias e Belem
Percurso 28,7 Km
Começo este post por me penitenciar, pois no Sábado passado por motivos profissionais não consegui acordar a horas do habitual passeio de Sábado, pois estive a fotografar o concerto "Here and Now os Anos 80 ao Vivo" no Pavilhão Atlântico e acabei por me deitar já passava das 04:30h da manhã, resultado Sábado nem ouvi o despertador.
Bom mas hoje dia 02 de Junho levantei-me por volta das 08:00h e aproveitei a manhã a pedalar, nada de novo em relação ao percurso, a não ser que me deparei com uma placa perto da Torre de Belém em que dizia o seguinte: inicio da obra Maio de 2009 - Conclusão Agosto de 2009, pois é está já em construção a ciclovia entre a Torre de Belém e o Cais do Sodré, e foi com muito agrado que pude testemunhar ao longo do percurso que fiz entre Belém e o Cais do Sodré as obras da ciclovia.
Tenho pena de não ter imagens para postar aqui, pois não levai a máquina fotográfica, mas se esta semana ainda for dar outra volta fica aqui a promessa de levar a máquina e tirar algumas fotos ás obras.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
VELOTOUR Vale Europeu 2009
Assim deixo aqui hoje mais um filme que encontrei no Youtube de uma viagem pelo Vale Europeu no Brasil e organizada por um clube de cicloturismo brasileiro o VeloTour .
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Travessia do Sul
Feito pelo Fred.Nunes
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Passeio de Bicicleta de Carcavelos até ao Guincho e volta
Percurso 41,4 Km
Sábado de manhã como de costume, ai estávamos nós no ponto de encontro e desta vez fui eu o ultimo a chegar, cerca de 10 minutos atrasado.
Neste passeio o Cunha juntou-se a nós, e depois de pormos as bicicletas nos tejadilhos dos carros, seguimos em direcção a Carcavelos. Parámos os carros perto do restaurante Pastorinha e montamos nas bicicletas.
O céu estava encoberto e previa-se aguaceiros, a temperatura estava bastante amena e o vento quase que não se fazia sentir, ou seja em relação ao tempo estava exactamente como tinha sido previsto e descrito no site da meteorologia que tinha estado a consultar no dia anterior.
Entramos então no passeio e passamos a praia de Carcavelos e assim começa o sobe e desce de passeios, a primeira paragem é feita já depois de São Pedro do Estoril para tirar uma foto.
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
Fotos tiradas e seguimos caminho, a chuva que estava prevista aparece quando estávamos a chegar ao Monte Estoril, não era muito intensa, mas deu para ficarmos molhados.
Chegamos a Cascais e desta feita atravessamos Cascais não pelo passeio junto a estrada mas pelo interior, viramos em direcção à estação do comboio e entramos num passeio com esplanadas, que àquela hora ainda tinham poucas pessoas e fomos sair perto do Hotel Baía.
Seguimos em direcção à Marina de Cascais e ai fizemos uma paragem para comermos qualquer coisa e sentarmos-nos um pouco numa esplanada.
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
Até aqui a média de km's hora tinha sido superior ao que temos feito nos outros percursos e assim exigia este percurso, pois os nossos passeios têm como objectivo terminarem entre as 13:00h e as 13:30h e este percurso era substancialmente mais longo o que nos obrigava a ter de pedalar mais depressa para podermos chegar novamente a Carcavelos dentro da hora prevista.
Seguimos então em direcção ao Guincho e entramos na ciclovia que vai da Guia ao Guincho, aqui notamos nitidamente a diferença do que é pedalar em passeio e pedalar numa ciclovia ou em estrada, é muito mais fácil e muito menos cansativo do que pedalar pelo passeio.
Esta ciclovia é bastante agradavel de se fazer, é sempre junto ao mar e sente-se bastante o cheiro a maresia, o ar que se respira é fresco e limpo. Para quem gosta de andar de bicicleta esta é sem duvida uma ciclovia a percorrer, tem cerca de 7 Km e a Câmara de Cascais disponibiliza gratuitamente bicicletas que se dão pelo nome de "BiCas", basta deixar a identificação e levantar a BiCas em frente à estação de comboio, junto ao Forte de Cascais e na Guia. (Curiosamente agora que estou a escrever este post dei um salto à página da CM Cascais para disponibilizar mais informação sobre as BiCas e não encontrei nada, isto é no mínimo estranho e incompreensivél, a informação que aqui deixo é depois de uma pesquisa no Google e de extrair a informação de páginas que nada têm haver com a Câmara de Cascais).
Bom, mas voltando ao nosso percurso, passamos a Boca do Inferno e dobramos o Cabo Raso, é a partir deste ponto que as coisas se podem começar a complicar, pois aconselho a quem pretenda fazer esta ciclovia consultar as condições meteorológicas antes, pois geralmente o vento a partir do Cabo Raso é bastante forte (característica do Guincho) e costuma soprar de NW o que significa que até ao Guincho é uma guerra constante contra o vento, mas depois na volta nem é preciso pedalar. Mas nós neste dia tivemos sorte o vento era fraco e soprava de Sul o que nos permitiu continuar o nosso bom ritmo.
Chegados ao Guincho fizemos duas paragens mais prolongadas, uma mesmo junto à praia do Guincho onde estivemos a observar os surfistas que estavam dentro de água e um Srº a brincar com um planador telecomandado, neste dia não havia papagaios no céu por não haver quase vento.
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
E a segunda paragem foi perto da Estalagem Muchaxo, onde saímos das bicicletas e estivemos sentados numa plataforma de cimento na conversa.
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
O caminho de volta foi feito novamente pela ciclovia, embora tivéssemos ponderado ir até ao Parque de Campismo do Guincho, entrarmos na Quinta da Marinha e sairmos já perto da Boca do Inferno.
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
Voltamos a parar na Marina de Cascais e seguimos em direcção a Carcavelos, a partir da Marina a nossa média de Km's ainda subiu mais, pois andámos muito mais depressa e isso notou-se porque seguíamos em fila indiana e quase que não havia conversa.
Esta foi mais uma manhã de Sábado muito bem passada, deixo aqui só mais alguns dados que poderão servir de referência para quem queira fazer este percurso, o tempo total do percurso foi de cerca de 03:30h, o tempo a andar de bicicleta foi de cerca de 02:30h e o tempo que estivemos parados foi cerca de 01:00h.
quarta-feira, 20 de maio de 2009
Passeio de Bicicleta de Algés até Cascais
Percurso 24,7 Km
Depois de dois fins de semana sem pedalar por motivos profissionais e também com alguma falta de tempo para escrever aqui no blog, no ultimo fim de semana decidimos ir de Algés até Cascais e voltar de comboio.
Marcamos ás 08.30h no já habitual ponto de encontro ( café tudo bom ) e também como de costume estivemos à espera do Alexandre, acabamos por sair já passava das 09.00h rumo a Algés.
O caminho até à Marina de Oeiras não teve nada de novo e já descrito num anterior post. A primeira paragem foi feita então na Marina de Oeiras, onde aproveitámos para comer e beber qualquer coisa e tirar uma foto.
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
Voltamos a montar nas bikes e seguimos caminho em direcção a Cascais, passamos por Carcavelos onde estavam bastantes surfistas como de costume, o trajecto para Cascais é um pouco mais cansativo do que o que fizemos de Belém para a Expo, em primeiro porque não é assim tão plano como parece à primeira vista e como nós fazemos os nossos trajectos sempre fugindo às estradas com bastante tráfego (o que é o caso da marginal) vamos sempre a pedalar no passeio o que nos obrigou a andar constantemente a descer e a subir passeios tornando-se de certa forma mais cansativo. Mas a paisagem é magnifica, vamos sempre junto às praias onde podemos ver imensas pessoas nos passeios marítimos a fazerem exercício e as praias cheias de gente a aproveitar o fim de semana de sol.
Chegados a São Pedro do Estoril fizemos novamente uma paragem junto a um café do qual não me lembro do nome e que fica numa zona alta com uma vista deslumbrante virado para o mar, nessa altura e porque tínhamos o tempo um pouco limitado devido ao Rucha ter de estar em casa por volta da uma hora (o grande Ricardo fazia anos nesse dia) fiz a proposta de voltarmos para Algés ou continuarmos e voltarmos de comboio. O Rucha e o Alexandre acharam que devíamos continuar e voltarmos de comboio, foi o que fizemos.
Já de novo a pedalar e passados uns poucos Km's da ultima paragem o Rucha começa a ficar birrento ou era porque subíamos e descíamos muitos passeios ou era porque afinal este trajecto não era tão plano como eu tinha dito ou era porque no dia seguinte ia jogar futebol e ia ficar todo partido ou ............
Nova paragem já muito perto de Cascais para uma foto ao meu ciclometro que acabara de marcar 1000 Km's, o que significava que acabava de atingir os 1000 Km's com esta bike.
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
Aproveitámos para tirar mais umas fotos.
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
Seguimos caminho e chegamos então a Cascais. Decidimos ir até a Marina e ai estivemos sentados numa esplanada a comer um gelado e a prepararmos-nos para a volta.
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
Ficámos um pouco na conversa e rumamos em direcção á Estação de Cascais onde tínhamos comboio para Algés às 12:43h.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
De Belém até ao Parque das Nações e volta
Percurso 32,4 Km
Neste sábado decidimos ir até ao Parque das Nações e voltar a Belém.
Ás 08:30 da manhã lá estava eu no ponto de encontro combinado,o café Tudo Bom. Estava a tomar café e ainda não havia sinal do Rucha e do Alexandre, quando olhei para o fundo e vejo o Rucha a montar duas bicicletas no tejadilho do carro, fiquei a pensar que seria a bicicleta dele e a do Alexandre, mas qual é o meu espanto quando chego perto do carro e vejo que afinal não era o Alexandre, mas sim o Ricardo (filho do Rucha com apenas 10 anos), ia acompanhar-nos neste passeio de Sábado de 32,4 Km.
Saímos então em direcção a Belém para darmos inicio ao passeio e um pouco depois aproveitámos para parar numa bomba de gasolina para encher um pouco os pneus.
![]() |
De Experiências de Bicicleta Ricardo e Rucha a verem a pressão dos pneus |
Até ao Terreiro do Paço nada de novo a assinalar, pois o percurso foi o mesmo que fizemos no primeiro post que aqui coloquei. A não ser que paramos perto da Esplanada dos "Meninos do Rio" para uma foto e que voltámos a comprovar que o bar/discoteca "Bar do Rio" fecha mesmo já a meio da manhã.
![]() |
De Experiências de Bicicleta Passagem pela esplanada dos Meninos do Rio |
É já no Terreiro do Paço que fazemos a primeira paragem digna desse nome, desta vez não para visitar o Cais das Colunas mas para contemplarmos os 45 "jardins-portáteis" de oliveiras concebidos pelo artista plástico Leonel Moura, os "jardins" são uma espécie de "ilha" constituída por um banco, com rodas, e uma oliveira.
![]() |
De Experiências de Bicicleta Jardins portáteis de Oliveiras no Terreiro do Paço |
Jardins vistos e as devidas fotos tiradas e seguimos o nosso percurso em direcção ao Parque das Nações. O tempo estava mais uma vez óptimo para andar de bicicleta, o céu nublado, uma temperatura amena e não caia uma gota de água do céu.
Junto á Gare Marítima do Terreiro do Paço falamos de um percurso que andamos a estudar (Belém - Tróia), em que temos de apanhar o barco para o Montijo naquela gare.
Sempre a circular por cima da calçada portuguesa lá continuamos, perto da discoteca Lux o primeiro incidente uma pequena queda dada pelo Ricardo, mas que em nada o afectou, aliás eu devo salientar aqui a resistência do Ricardo, nunca pensei que conseguisse concluir o passeio, mas portou-se maravilhosamente bem (que isto sirva de incentivo para aqueles que quando se fala em fazer cerca de 30 Kms de Bicicleta, acham que é uma loucura).
Passamos ao lado do Lux e começamos a circular numa estrada portuária (Rua da Cintura do Porto de Lisboa) que não tem trânsito absolutamente nenhum e é paralela a Av. Infante Dom Henrique, esta sim com bastante trânsito.
![]() |
De Experiências de Bicicleta Rua da Cintura do Porto de Lisboa |
São talvez uns 4 ou 5 Km de estrada onde só se vêm bicicletas a circular e vai acabar já no inicio do Parque das Nações, mas tinhamos talvez percorrido 200 ou 300 metros nessa estrada e mais um incidente, a corrente do Alexandre acabara de saltar, já com a corrente no seu devido lugar e mais uns metros percorridos começa a chover com alguma intensidade ao que decidimos procurar abrigo e esperar que a nuvem carregada de água fosse levada pelo pouco vento que se fazia sentir, o que aconteceu em poucos minutos.
![]() |
De Experiências de Bicicleta Paragem repor no lugar a corrente da bicicleta do Alexandre |
Montamos nas bicicletas e seguimos o nosso percurso, ao estarmos a circular numa rotunda já muito perto do Parque das Nações o Alexandre protagoniza uma aparatosa queda devido ao piso estar molhado e existir bastante óleo na estrada (fica aqui o aviso, com o piso molhado ter muito cuidado a curvar naquela estrada) dos camiões que circulam naquela estrada. Quando o Alexandre se levanta a roupa dele que era azul escura, estava completamente preta do óleo da estrada, e ficamos um pouco parados para o Alexandre recuperar folgo, pois o volante da bicicleta bateu-lhe mesmo nas costelas causando-lhe algumas dores.
Alexandre recuperado e seguimos caminho, entramos na zona do parque das Nações e decidimos parar logo nos primeiros cafés para comermos qualquer coisa e beber café.
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta |
![]() |
De Experiências de Bicicleta Vistas à chegada ao Parque das Nações |
Eu aproveito para fazer algumas fotos e como tinha que estar ás 15:00h no Coliseu dos Recreios para fotografar uma orquestra Venezuelana, decidimos iniciar a volta, que foi feita sem incidentes.
![]() |
De Experiências de Bicicleta Parque das Nações |
![]() |
De Experiências de Bicicleta Depois do cafézinho tomado |
Quando atingimos os 30 Kms percorridos fizemos uma festa por serem os primeiros 30 Kms de bicicleta do Ricardo, grande Ricardo.
![]() |
De Experiências de Bicicleta A chegada do Ricardo e do Rucha a Belém |
terça-feira, 21 de abril de 2009
Travessia da Ponte Vasco da Gama com a sua bicicleta - Tejo Ciclável
segunda-feira, 20 de abril de 2009
De Belém a Carcavelos e volta
Tinha estado no Sábado a consultar o site de meteorologia para ver as condições meteorológicas para Domingo e as indicações eram de céu pouco nublado. Quando acordei no domingo (não tão cedo como desejava, porque tinha estado na noite anterior numa festa de anos e acabei por me deitar um pouco mais tarde do que tinha previsto) estava sol, levantei-me rapidamente, organizei as coisas e sai de casa em direcção a Belém para dar início a uma manhã de domingo a pedalar. Este trajecto não foi feito por mim pela primeira vez, mas como gosto bastante de o fazer quero partilha-lo aqui convosco.

Torre de Belém
De Belém a Algés a estrada é em empedrado, o que dificulta um pouco a condução, já em Algés entro numa estrada de alcatrão bastante boa e muito recente, parte dela ainda está fechada ao trânsito e ao que aparenta também não vai ser aberta nos próximos tempos, pois acaba numa zona de terra batida e onde existem alguns abrigos de pescadores locais. Sigo por um caminho de terra batida até alcançar a ponte do comboio que atravessa o rio Jamor e vai dar a estação de comboio da Cruz Quebrada - Dafundo.


O trajecto para o lado de Carcavelos é um pouco diferente do trajecto que efectuamos para o lado do Cais do Sodré, para o lado de Carcavelos o tipo de piso do percurso é mais variado: empedrado, alcatrão, terra batida e grande parte do percurso feito pelo passeio. Uns metros depois de ter passado a Estação do Comboio surge uma espécie de passeio marítimo talvez com cerca de 2 Km em betão e mesmo colado ás águas do rio Tejo de um lado e á linha do comboio do outro.


Passeio Marítimo junto ao Tejo no Dafundo
Passado este "passeio marítimo" começa então a parte do percurso em passeio que logo no seu inicio tem uma zona de cerca de 10 metros, que para quem não tenha muita experiência a andar de bicicleta seja preferível fazê-lo com a bicicleta a mão, o passeio nesses 10 metros não deve de ter mais 70 a 80 cm de largura e de um lado tem um muro não muito alto e do outro está logo a marginal, com os carros a aparecerem de frente, pode bastar uma pequena distracção para o passeio acabar mal.
O sol começava a aparecer e o vento que se apresentava de frente não era muito forte, estavam reunidas as condições para uma manhã agradável a pedalar. Já tinha passado o Forte de Caxias, o clube naval de Paço de Arcos e é aqui, em Paço de Arcos que o passeio marítimo de Oeiras começa. Este troço foi inaugurado recentemente e estava com bastante movimento, muita gente a andar, outros a correr e outros a andar de patins. As bicicletas estão proibidas de circular dentro de certas horas, mas existe boa sinalização na entrada do passeio marítimo. Segui então o meu percurso pelo passeio e a próxima paragem que fiz foi já na praia de Oeiras para tirar uma fotografia, era impressionante a quantidade de pessoas que estavam a aproveitar o domingo de manhã, com um belo tempo para percorrerem o passeio marítimo de Oeiras que tem o seu fim já perto de Carcavelos e onde começa o passeio marítimo do concelho de cascais.

Passeio Marítimo de Oeiras, junto à praia de Oeiras
Mais umas pedaladas e estava a aproximar-se a Marina de Oeiras, local que optei por não fazer uma paragem, pois tinha combinado um café com a minha família quando estivesse de regresso. Parei logo a seguir num miradouro de onde se vê a praia da Torre para contemplar a vista e segui em direcção a Carcavelos.

Vista da praia da Torre
O forte de São Julião da Barra já tinha ficado para trás e a praia de Carcavelos começava a aparecer, onde se via uma quantidade enorme de surfistas. Resolvi então ir mesmo até ao final da praia e então ai começar o meu regresso. A meio da praia é que me apercebi que estava a haver um campeonato de surf. Depois o regresso foi feito pelo mesmo caminho apenas com a paragem na Marina de Oeiras.

A minha bike na Marina de Oeiras

Marina de Oeiras